Na última terça-feira, dia 11/04, o PET Odontologia UFF colaborou com a ação coletiva em saúde bucal coordenada pela cirurgiã-dentista Dra. Márcia Chevrand, responsável pela Odontologia na Estratégia em Saúde da Família ( ESF Olaria II do município de Nova Friburgo ). No dia 04/04 também ocorreu uma ação semelhante, ambas voltadas à saúde bucal na rede pública de ensino básico.
O programa saúde na escola (PSE) é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde, que tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino, através dos profissionais da saúde (atenção primária) e educação. A proposta foi instituída em 5 de dezembro de 2007 pelo Decreto n° 6.286, e atualmente está regulamentada pela Portaria Interministerial n° 1.055 de 25 de abril de 2017.
A ação foi executada em uma creche municipal, com aproximadamente 107 crianças e, com idade entre 4 e 7 anos, ocorreu também em uma escola com alunos com uma idade um pouco mais avançada. Ter a possibilidade vivenciar essa atividade, permitiu a PETianas experimentar a indissociabilidade da tríade - ensino - pesquisa - extensão.
A ação ocorreu pela manhã na creche através de uma atividade educação em saúde, onde os integrantes da Estratégia de Saúde da Família, da Unidade Básica de Saúde local, encenaram uma pequena peça teatral adaptada do conto de fada infantil “A Princesa e o Sapo” , abordando bons hábitos de higiene corporal.
A ação voltada para a saúde bucal, foi realizada uma roda de conversa, através de perguntas para estabelecer um diálogo e contribuir para a apreensão do conteúdo abordado.
Após o bate-papo, as crianças assistiram a um teatro de fantoche direcionado à problemática da dengue e do descarte inadequado de lixo, ao longo do qual as crianças foram convidadas a cantar.
O diferencial entre as ações ficou principalmente nas articulações educativas. Na escola, não foi utilizado os fantoches, se aderiu há uma linguagem mais apropriada para a idade e foi feita uma demonstração de escovação em manequim. Já na creche se aderiu há uma abordagem mais lúdica, voltada aos anos iniciais.
Na creche, durante o almoço, as PETianas participaram da capacitação dos professores quanto à prevenção ao tabagismo e a violência.
Após o almoço, a escovação foi realizada de maneira ordenada sob supervisão e orientação dos profissionais em saúde bucal juntamente com as PETianas.
Ao final da atividade, as duas PETianas deram breve relato de experiência;
Para PETiana Marcelle: “Pude perceber a importância da realização dessas ações. Na teoria, quando ensinamos nas salas de aula a importância da escovação e como escovar de forma correta, muitas crianças mostravam-se já cientes do assunto e participavam com suas próprias informações já conhecidas. Porém, na prática da escovação, muitas tinham uma carência na forma correta de escovar e no uso do fio dental. Foi gratificante poder demonstrar um pouco sobre a conscientização da saúde bucal para as crianças, que é de suma importância para a criação de hábitos de higiene logo cedo, além da prevenção de doenças bucais na infância e adolescência”.
Já para Bruna Thuler: “Fiquei encantada com a simpatia e bom comportamento dos pequenos, que se empenharam em aprender as técnicas de higiene bucal, inclusive o uso de fio dental, me senti grata pela oportunidade e pela forma como fomos acolhidas pela equipe responsável pela creche.
Essa ação compreende apenas uma das diversas atividades que o PET Odontologia UFF desenvolve. Este ano estamos com diversas articulações a serem realizadas, que englobam a tríade - ensino - pesquisa - extensão.
Essa matéria compreende mais uma das ações do programa, que visa cada vez mais da transparência e publicidade para toda a comunidade a respeito das ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial ( PET ).
Comments